January 8, 2015

Morando nos Estados Unidos: Q&A


Hello, guys!
Como a maioria de vocês já sabem, eu morei nos EUA por dez anos da minha vida e estudei lá por cinco. Já escrevi um post aqui no blog falando mais sobre como eram as escolas lá, (que vocês podem ler clicando aqui) e hoje decidi responder as perguntas que vocês me fizeram sobre essa experiência. Infelizmente não deu para fazer um vídeo como planejado, mas de qualquer forma vou tentar responder ao meu máximo as perguntas de vocês. Então, let's go!


1. Quais as diferenças entre os colégios de lá e os daqui? Você ficou hospedada na casa de uma família americana? - Ana Paula Lima

Há uma grande diferença entre os colégios. As escolas de lá são super rígidas, tínhamos deveres de casa ou trabalhos quase todos os dias, tínhamos todas as matérias todos os dias e cada uma durava 55 minutos. Se quiser saber mais de como são as escolas lá é só clicar no post que mencionei anteriormente.

Eu morava com os meus pais num apartamento alugado em Boca Raton, FL.


2. Qual o curso que você fez? Você teve dificuldades para acompanhar a matéria na escola?

E quanto a conversação, teve dificuldades? Quais?  - Tuane Tagava Martins 

Não fiz curso nenhum, estudei em escola pública. Quando voltei para os EUA pela segunda vez eu já tinha me esquecido do inglês, já que enquanto morava no Brasil eu não falava com ninguém em inglês, então tive dificuldades sim. Comecei a estudar lá na 4a série, e ao invés de ficar junto com a minha turma normal na aula de inglês (que é como se fosse a aula de português aqui no Brasil), eu ia para uma sala diferente, onde ensinavam todos os alunos que eram de outros países de uma forma mais devagar, o que ajudou bastante. Nesse meio tempo enquanto estava nessa sala chamada ESOL, o inglês que eu tinha aprendido quando criança "voltou", e na 5a série não precisei mais frequentar ESOL. 

Como fui alfabetizada em inglês nunca tive dificuldade com a pronuncia nem nada, mas quando voltei pros EUA pela segunda vez tive dificuldade no vocabulário, mas depois de um ano passou.


3. Como são os adolescentes lá? Muda muito comparado aqui? O que os colégios de lá tem e não tem comparado aos filmes?Carol Corrales 

Os adolescentes não são tão diferentes dos aqui do Brasil, mas já que as escolas lá são rígidas eles aprendem desde cedo ser mais maduros e também a respeitar os professores, diretores, adultos e outros. Percebi quando cheguei no Brasil que os adolescentes não respeitavam muito os professores, e só respeitavam quando tinham medo.

Escrevi sobre isso no meu último post do "Morando nos EUA", mas tinha os armários, lanches gostosos, times de esportes, clubes depois da aula, tinha de tudo lá. Na minha escola o que não havia era bullying, não tinha os bullies jogando os nerds dentro de armários nem lixeiras, no máximo era chamar de nerd e deu. 


 4. É verdade que as pessoas de lá são mais introvertidas que nós brasileiros ? - Monique Dieli Chiarentin

Acho que depende na pessoa, porque tem gente que é introvertido e outros extrovertido. Mas posso dizer, que lá as pessoas não são muito de dar beijo no rosto nem de abraçar. Talvez se for na melhor amiga ou num familiar, mas em geral não gostam. Quando voltei para o Brasil me lembro das pessoas vindo dar beijo e abraço e eu me sentindo super desconfortável.


5. Já sentiu algum tipo de preconceito ao dizer que era brasileira? -  July Vieira 

As pessoas da minha escola nem sabiam que eu era brasileira, já que não tinha sotaque e nem parecia "brasileira". Eles não acreditavam que eu era do Brasil, porque a maioria achavam que brasileira tinha que ser morena e ter bunda. Mas fora disso, não havia preconceito nenhum.


6. Verdade que eles não simpatizam muito com os Brasileiros? O custo de vida lá é mais barato que o do Brasil? - Raíne Santana 

Tinha muuuuitos brasileiros na minha escola, e nunca aconteceu nada. Sempre nos tratavam normal, sem preconceito nem nada. Simpatizam com todos, mesmo se fizerem alguma piadinha de vez em quando.

Tudo é muito barato nos EUA, acho que todos já devem saber disso. Comida, eletrônicosmobiliá, roupa, é tudo muito barato. Você pode ir no mercado com dez dólares e conseguir comprar comida pra uma semana. Sempre havia diversos descontos e cupons nos lugares.


7. Você teve muita dificuldade para se adaptar ? O que há de melhor lá ? Para se viver: Estados Unidos ou Brasil ? Por quê ? - Jordana Faleiro 

Quando voltei pra lá pela segunda vez me lembro de ter dificuldade em fazer amizades, mas fora isso não. Eu não dava muito valor quando morava lá porque para mim era minha realidade, era como se eu tivesse nascido lá. 

Tem tanta coisa legal lá, mas o que eu mais sinto falta (vocês vão rir, mas..) são os mercados. Sinto falta porque lá tinha tanta coisa boa e barata, também tinha diversas opções pra vegetarianos!

Depende. Quando morávamos lá (ilegalmente, sei que é errado maaaas foi assim) meus pais tinham os empregos que os americanos não queriam (como ser garçom em restaurante ou empregada), não tinham cartão de crédito (porque precisava ser cidadão para ter um) e a carteira de motorista só valia por seis meses, então não era uma vida fácil porque a cada dia tinha a chance de nós sermos deportados, mas valeu a pena. Mas se fosse para EU voltar para lá e ter a vida que nem a que meus pais tinham, eu não iria morar lá, porque acho que todos deveriam ter os mesmos direitos. Então se tu for lá para morar, estudar ou trabalhar LEGALMENTE vale muito a pena.

      
8. Quais são os pontos negativos e positivos de quem mora nos States? - Estephane Ferreira 

De positivo os EUA tem de tudo, os preços são baixos, é seguro, tem escolas boas e empregos bons. 
Mas também tem os pontos ruins, que são as pessoas. A maioria deles são muito fechado, competitivo e um pouco egoísta. Lá tudo, principalmente emprego, é muito concorrido. Acho que eles se comparam demais com os outros, sempre querendo ser melhor. Acho também, que alguns são muuuito orgulhosos, principalmente sobre seu país e seu partido político, não pode ter uma opinião diferente da deles porque se não estará errada(o).


Então, novamente peço desculpa por não ter feito um vídeo. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre os Estados Unidos. Se quiserem mais posts do tipo é só comentar abaixo. 
Kisses!

** Tem uma enquete muito importante para responder para que o blog possa melhorar em 2015. 
 Se puder responder ficaria muito grata, não demora nem cinco minutos :) Clique aqui. Thanks!

No comments:

Post a Comment

Copyright © 2014 | Design: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo