October 12, 2015

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

univali

No início do ano, comecei o ensino superior na Universidade do Vale do Itajaí em Itajaí, SC. Decidi fazer o curso de Publicidade e Propaganda, porém não foi uma escolha tãão fácil assim. Nesse post, falarei um pouco de como foi a minha experiência para fazer a escolha do curso e como ele funciona.


Em 2014, fui no OPA - Opção Profissional por Área da Univali, um evento cheio de palestras sobre os cursos que a universidade oferece além de workshops super legais, que ajudam bastante os jovens decidirem qual carreira devem seguir. Acabei assistindo as palestras sobre Jornalismo e Publicidade e Propaganda, pois tinha interesse nos dois cursos, e infelizmente acabei gostando dos dois. Após o evento, passei dias pesquisando sobre a matriz curricular dos cursos, como é o mercado de trabalho e quais áreas eu poderia atuar. E, acabei me identificando mais com PP, já que curto marketing digital, redação e design, e escolhi fazer o Vestibular de Verão da Acafe e passei. E então, em fevereiro de 2015, inciei o curso de PP na Univali e atualmente estou no 2º período.

As disciplinas do 1º período de PP eram mais básicas, havia Processo Criativo, Produção Textual, Sociedade e Cultura, Fotografia, Raciocínio Lógico e Analítico e Introdução a Publicidade e Propaganda que depois de 15 encontros mudou para Criação Publicitária. As matérias eram mais light e os professores menos exigentes, porém havia bastante trabalho para nós fazermos, a maioria deles em dupla ou em grupo. As aulas começavam com a parte teórica e após do intervalo tínhamos a parte prática sobre o assunto que nós vimos anteriormente. Um trabalho legal que fizemos foi a criação de um conto de cem palavras para Produção Textual, em que postamos num blog no Tumblr, que vocês podem conferir aqui.

As notas das disciplinas do curso é dividida em três partes, M1, M2 e M3, "M" sendo a média, dentro de cada M, há em geral três notas, cada uma com peso diferente que o professor escolhe. Os trabalhos mais importantes, ou com mais peso, ficam dentro da M3, pois é o final e a disciplina já está acabando.

Na M3, havia um trabalho interdisciplinar, sendo elas Produção Textual, Fotografia e Criação Publicitária, onde tínhamos que ler um livro e criar uma sinopse e um roteiro de um filme baseado nele, cada grupo tendo seu próprio gênero de filme. Além da criação da parte escrita, tínhamos que tirar fotos no estúdio fotográfico da Univali para utilizarmos na criação de um poster, outdoor e DVD. Foi um trabalho em equipe muito trabalhoso, porém muito divertido. Abaixo tem algumas fotos do trabalho em que eu e meu grupo fizemos, nosso gênero sendo o drama.



O 2º período do curso iniciou em agosto, agora com as disciplinas de Estética e História da Arte, Responsabilidade Socioambiental, História da Comunicação, Marketing, Comunicação e Comportamento e Direção de Arte. Já no início deu para perceber que os professores eram mais sérios e exigentes, o que é algo que adoro apesar de dar mais trabalho. Já fizemos diversos trabalhos, incluindo a criação de um infográfico, site, spot de rádio e panfleto sobre a História da Fotografia para a disciplina de História da Comunicação (que vocês podem conferir aqui) e a criação de um cartaz em Direção de Arte para comunicar a nota máxima dada pelo MEC para o curso de PP da Univali. Vejam abaixo um mockup do cartaz do meu grupo.


Além do trabalho acima, também tivemos que fazer um trabalho sobre lettering, para praticarmos o uso de fontes e cores. Decidi daí fazer um pôster A4 com uma citação da maravilhosa Sophia Amoruso em GirlBoss, que vocês podem baixar aqui e colar nas paredinhas de vocês! É só imprimir em papel couchê e colar na parede com washi tape, fica uma lindeza ;)


Hoje em dia, mesmo Publicidade e Propaganda sendo um curso de "humanas" ela é levada bem a sério, pois as empresas precisam saber se comunicar principalmente nessa era digital que estamos vivendo. O objetivo do curso de PP da Univali é "formar publicitários éticos e criativos com visão inovadora e estratégica em planejamento, negócios e comunicação integrada que busquem soluções frente às transformações sociais e às novas realidades da comunicação.", que já mostra que é um curso de importância.

Eu particularmente, estou curtindo bastante o curso de PP e acho que qualquer um que estiver na dúvida em relação à escolha deveria pesquisar mais sobre ele e as áreas que você poderia trabalhar (que são várias) e vê se ele realmente encaixa com a sua personalidade. Recomendo a todos fazerem o teste vocacional na página do Facebook do Guia do Estudante pois ajudou bastante, cliquem aqui para conferir. :)

PS: Para me desculpar da minha ausência aqui no blog e para comemorar as 400 curtidas do blog no Infected By Culture, decidi me juntar com uma amiga blogueira para fazer um sorteio incrível. Então, fiquem ligados pois em breve ela sai.

Por hoje é só!
Se tiverem dúvidas sobre o curso, deixem abaixo nos comentário.
Kisses.

No comments:

Post a Comment

Copyright © 2014 | Design: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo